Ágora
Este é um espaço onde os fãs de Saint Seiya podem discutir sobre Fanfics, Fanarts entre outros assuntos.
New Topic . Follow Forum . Topic Subscription

O que vocês acham desse gênero de fanfics? Gostam? Não gostam? Depende do casal ou das personagens?

E que dicas vocês dariam para quem quer escrever uma fanfic desse estilo (não importa se seja het, yaoi ou yuri)

4/09/2010 #1
notafangirl2

Oi,

Eu sou nova aqui no fórum, mas esse tópico me interessou bastante. Quanto aos fics lemon, acho que devem ser seguidas por quem quer escrever esse tipo de fic( E isso vale tanto para Yaoi, Yuri ou Het):

1) Respeitar as personagens que vão protagonizar sua fic. Acreditem ou não, eu já vi gente escrevendo fics lemon com algumas personagens só para desmoralizá-las.

2) Não usar palavras vulgares para se referir a certas partes do corpo humano. Pessoalmente, nada me faz perder a vontade de ler uma fic desse tipo quando os autores a deixam cair na vulgaridade.

12/01/2010 #2
Lillith 06

notafangirl2, obrigada por responder a esse tópico. E eu concordo contigo sobre respeitar as personagens e não usar palavras vulgares para descrever certas partes do corpo humano.

12/05/2010 #3
Kahina M

Eu leio sem problemas. Aliás, quando estou com vontade, leio hentai e lemon mesmo sem estarem incluídos em um enredo longo (creio que esse tipo de fanfic puramente erótico seja chamado de "PWP", por favor me corrijam se estiver errada). Agora, é claro que o fato de eu ler não quer dizer que eu goste de qualquer hentai ou lemon.

Eu gosto de cenas que descrevam não apenas os aspectos físicos, mas também psicológicos. O que os personagens estão fazendo? E como eles se sentem com relação a isso? Precisa haver uma espécie de "clima mental", uma atmosfera que envolva a cena. Existem hentais/lemons pouco descritivos fisicamente mas que possuem uma aura poética, uma profundidade emocional que me agrada.

Já li hentai de um parágrafo só (gigante, mas um só). Horrível! Parecia que o autor (ou autora, não me lembro) tinha pressa de terminar a cena. Foi tão corrido que me lembrou uma narração de futebol. Além de arruinar a cena, um parágrafo gigante é bastante cansativo. Não precisa ser um hentai/lemon enorme, mas precisa ser caprichado.

Quanto às palavras vulgares, tomo a liberdade de discordar. Dependendo do contexto, pra mim vem a calhar, sim. A meu ver, não cabe ao narrador usar esses termos (nisso eu concordo), mas dependendo do personagem eu até aceito. Em um lemon Mu x Shaka, por exemplo, eu acharia descabido, pois nenhum deles tem uma personalidade propensa a esses arroubos. Já o Máscara da Morte me parece um personagem em cuja boca palavras de baixo calão soariam mais naturais. Volto a repetir: o personagem deve ser vulgar, não o narrador. A menos que a fanfic seja em primeira pessoa, claro.

Nisso eu entro em outro aspecto das cenas eróticas, que é o tom a ser utilizado. Hentais/lemons "cheios de dedos e frescuras", em que parece que o autor tinha vergonha de escrever, não me agradam. O tom deve ser condizente com o casal e a fanfic. Se é um casal de temperamento doce e carinhoso ou se é um casal mais turbulento, a forma de abordar a cena deve ser diferente; da mesma forma, se a fanfic é mais leve ou mais densa, isso deve se refletir na cena erótica.

Dica: se você se sente constrangido (a) em escrever lemon/hentai, não escreva, você não é obrigado (a) a isso. Não sei explicar, mas parece que alguns autores têm o condão de transmitir esse constrangimento aos leitores. Não sai uma cena natural.

Por fim, o problema mais comum em fanfics... meninas de doze, treze, quatorze anos escrevendo hentai/lemon sem nem saberem o que é uma relação sexual. Sai cada absurdo... orgasmos múltiplos, fantásticos e mágicos "como fogos de artifício" (quem inventou esse tipo de associação?)... lemons em que o passivo não recebe qualquer lubrificação e nem sente dor com a penetração anal... conhecer um pouco da fisiologia humana nunca é demais. E ter um pouco de maturidade também, claro (não apenas etária, mas principalmente mental).

Por enquanto é isso que tenho a dizer. Ciao...

3/21/2011 #4
Lillith 06

Oi Kahina M,

Obrigada por comentário aqui nesse fórum. Eu achei seu comentário bastante inteligente e concordo com todos os pontos que você colocou.

Concordo contigo que quem descreve uma cena erótica deve também focar no aspecto psicológico. O que eles estão sentindo naquele momento?

Também acredito que o tipo de narrativa do Lemon depende do contexto, do casal e das personagens envolvidas.

Eu também observo com preocupação esses Lemon/Hentais escritos por garotas tão jovens. Fico me perguntando: "Será que essas garotas realmente tem ideia do que é o sexo em todas as suas dimensões?"

Eu não sei quanto a você, mas as vezes tenho a sensação de que muitos ficwriters "jogam" cenas de sexo em suas fanfics para chamar atenção e acabam se esquecendo do enredo (a não ser que seja uma fic PWP).

E para finalizar, eu achei interessante que você disse que as personagens podem ser vulgares, mas a narrativa não. Então como fazer as personagens serem vulgares sem afetar a narrativa? 4/09/2011 . Edited 4/15/2011 #5
Kahina M

Obrigada pelo elogio.

Para falar a verdade acho pertinente essa sua sensação, eu a compartilho. Não pretendo generalizar, mas muitas fanfics de enredo frágil parecem se apoiar em cenas eróticas (em especial entre casais mais "queridos" pelo fandom) para obter mais comentários, o que normalmente acaba acontecendo. E corro o risco de ser injusta, mas boa parte dessas autoras é até menor de idade e não tem ciência das implicações do sexo, tal como você disse.

(Aliás, hoje em dia, mesmo garotas não-virgens parecem desconhecer ou banalizar essas implicações...)

Posso usar como exemplo um casal bastante frequente (arrisco-me a dizer que seja o casal que mais protagoniza fanfics no fandom de CDZ até onde eu tenha lido): Camus de Aquário e Milo de Escorpião. Basta verificar, entre as fanfics de capítulo único, a diferença no número de comentários entre as que possuem lemon e as que não possuem. Nessas fanfics temos o mesmo casal, a mesma situação de romance, mas em geral apenas as que possuem lemon conseguem atingir mais de dez comentários, com raras exceções. Não creio que a qualidade da trama seja o único fator que explique essa diferença, até porque muitas fanfics mais elaboradas têm menos reviews que outras de qualidade pior, mas que possuem lemon.

Foi apenas um exemplo, claro; acredito que o mesmo ocorra com os outros casais, yaoi ou het. De qualquer forma, escritores iniciantes que deem muita importância a comentários acabam vendo esses exemplos e percebendo que a presença de hentai/lemon costuma garantir mais leitores. Assim, tentam reproduzir esse modelo na tentativa de conseguirem o mesmo.

Os hentais e lemons que mais me agradaram, curiosamente, foram escritos por autoras mais velhas do que a média do site (claro, não me atrevo a conjeturar sobre a vida sexual de tais autoras, mas com certeza são mais maduras). Mesmo PWPs, sem um enredo importante, eram mais elaborados. Acho que isso reforça a importância da maturidade de quem escreve e percebe que o "sucesso" obtido pela presença de uma cena eróticaper seé vazio.

Quanto ao que falou sobre vulgaridade... na verdade, usei esse termo me referindo às palavras de baixo calão. O que eu quis dizer é que a narração em si (quando não for em primeira pessoa) deveria manter uma linguagem mais educada e neutra, deixando às falas do personagem os eventuais palavrões. Não tenho muitas frescuras quanto a palavrões, mas o texto fica mais elegante quando se evita esse tipo de coisa.

Um exemplo que já usei: Máscara da Morte. Ele realmente não parece o tipo de personagem que usa palavras rebuscadas para se referir a atos sexuais e partes anatômicas. No entanto, não é por ele ser o personagem que o narrador deve se "contaminar" com a rudeza do canceriano (a menos, como já disse, que seja um POV). Máscara poderia facilmente soltar um "Vou f... seu r... todinho" durante a relação (perdoe-me pelos termos), mas não ficaria bom se a narração soltasse um "E Máscara passou a estocar o r... de seu amante". Já vi fanfics assim e achei o estilo um tanto infeliz.

Em outras palavras, acho mais sensato que haja uma separação entre o que diz o narrador e o que diz o personagem, de forma que a cena não fique pesada demais.

Contudo, não se podem descartar exceções. Já li fanfics que utilizavam termos chulos durante a relação sexual em terceira pessoa, mas que tinham como objetivo mostrar o clima da situação. Creio já ter visto isso em alguma fanfic dramática abordando prostituição, durante momentos em que o personagem se sentia humilhado pelas situações a que era submetido. No caso, a narração vulgar tinha como objetivo impressionar o leitor e reforçar a sensação do personagem, então considero válido. Mas é uma rara exceção que poucas vezes vi utilizada com a sensibilidade adequada.

4/17/2011 #6
Forum Moderators: Lillith 06
Rules:
  • Forums are not to be used to post stories.
  • All forum posts must be suitable for teens.
  • The owner and moderators of this forum are solely responsible for the content posted within this area.
  • All forum abuse must be reported to the moderators.
Membership Length: 2+ years 1 year 6+ months 1 month 2+ weeks new member
All times are in UTC-8 US PST Time Zone.