| Post |
|---|
![]() O que vocês acham desse gênero de fanfics? Gostam? Não gostam? Depende do casal ou das personagens? E que dicas vocês dariam para quem quer escrever uma fanfic desse estilo (não importa se seja het, yaoi ou yuri) 4/09/2010 #1 |
![]() Oi, Eu sou nova aqui no fórum, mas esse tópico me interessou bastante. Quanto aos fics lemon, acho que devem ser seguidas por quem quer escrever esse tipo de fic( E isso vale tanto para Yaoi, Yuri ou Het): 1) Respeitar as personagens que vão protagonizar sua fic. Acreditem ou não, eu já vi gente escrevendo fics lemon com algumas personagens só para desmoralizá-las. 2) Não usar palavras vulgares para se referir a certas partes do corpo humano. Pessoalmente, nada me faz perder a vontade de ler uma fic desse tipo quando os autores a deixam cair na vulgaridade. 12/01/2010 #2 |
![]() notafangirl2, obrigada por responder a esse tópico. E eu concordo contigo sobre respeitar as personagens e não usar palavras vulgares para descrever certas partes do corpo humano. 12/05/2010 #3 |
![]() Eu leio sem problemas. Aliás, quando estou com vontade, leio hentai e lemon mesmo sem estarem incluídos em um enredo longo (creio que esse tipo de fanfic puramente erótico seja chamado de "PWP", por favor me corrijam se estiver errada). Agora, é claro que o fato de eu ler não quer dizer que eu goste de qualquer hentai ou lemon. Eu gosto de cenas que descrevam não apenas os aspectos físicos, mas também psicológicos. O que os personagens estão fazendo? E como eles se sentem com relação a isso? Precisa haver uma espécie de "clima mental", uma atmosfera que envolva a cena. Existem hentais/lemons pouco descritivos fisicamente mas que possuem uma aura poética, uma profundidade emocional que me agrada. Já li hentai de um parágrafo só (gigante, mas um só). Horrível! Parecia que o autor (ou autora, não me lembro) tinha pressa de terminar a cena. Foi tão corrido que me lembrou uma narração de futebol. Além de arruinar a cena, um parágrafo gigante é bastante cansativo. Não precisa ser um hentai/lemon enorme, mas precisa ser caprichado. Quanto às palavras vulgares, tomo a liberdade de discordar. Dependendo do contexto, pra mim vem a calhar, sim. A meu ver, não cabe ao narrador usar esses termos (nisso eu concordo), mas dependendo do personagem eu até aceito. Em um lemon Mu x Shaka, por exemplo, eu acharia descabido, pois nenhum deles tem uma personalidade propensa a esses arroubos. Já o Máscara da Morte me parece um personagem em cuja boca palavras de baixo calão soariam mais naturais. Volto a repetir: o personagem deve ser vulgar, não o narrador. A menos que a fanfic seja em primeira pessoa, claro. Nisso eu entro em outro aspecto das cenas eróticas, que é o tom a ser utilizado. Hentais/lemons "cheios de dedos e frescuras", em que parece que o autor tinha vergonha de escrever, não me agradam. O tom deve ser condizente com o casal e a fanfic. Se é um casal de temperamento doce e carinhoso ou se é um casal mais turbulento, a forma de abordar a cena deve ser diferente; da mesma forma, se a fanfic é mais leve ou mais densa, isso deve se refletir na cena erótica. Dica: se você se sente constrangido (a) em escrever lemon/hentai, não escreva, você não é obrigado (a) a isso. Não sei explicar, mas parece que alguns autores têm o condão de transmitir esse constrangimento aos leitores. Não sai uma cena natural. Por fim, o problema mais comum em fanfics... meninas de doze, treze, quatorze anos escrevendo hentai/lemon sem nem saberem o que é uma relação sexual. Sai cada absurdo... orgasmos múltiplos, fantásticos e mágicos "como fogos de artifício" (quem inventou esse tipo de associação?)... lemons em que o passivo não recebe qualquer lubrificação e nem sente dor com a penetração anal... conhecer um pouco da fisiologia humana nunca é demais. E ter um pouco de maturidade também, claro (não apenas etária, mas principalmente mental). Por enquanto é isso que tenho a dizer. Ciao... 3/21/2011 #4 |
![]() Oi Kahina M, Obrigada por comentário aqui nesse fórum. Eu achei seu comentário bastante inteligente e concordo com todos os pontos que você colocou. Concordo contigo que quem descreve uma cena erótica deve também focar no aspecto psicológico. O que eles estão sentindo naquele momento? Também acredito que o tipo de narrativa do Lemon depende do contexto, do casal e das personagens envolvidas. Eu também observo com preocupação esses Lemon/Hentais escritos por garotas tão jovens. Fico me perguntando: "Será que essas garotas realmente tem ideia do que é o sexo em todas as suas dimensões?" Eu não sei quanto a você, mas as vezes tenho a sensação de que muitos ficwriters "jogam" cenas de sexo em suas fanfics para chamar atenção e acabam se esquecendo do enredo (a não ser que seja uma fic PWP). E para finalizar, eu achei interessante que você disse que as personagens podem ser vulgares, mas a narrativa não. Então como fazer as personagens serem vulgares sem afetar a narrativa? 4/09/2011 . Edited 4/15/2011 #5 |
![]() Obrigada pelo elogio. Para falar a verdade acho pertinente essa sua sensação, eu a compartilho. Não pretendo generalizar, mas muitas fanfics de enredo frágil parecem se apoiar em cenas eróticas (em especial entre casais mais "queridos" pelo fandom) para obter mais comentários, o que normalmente acaba acontecendo. E corro o risco de ser injusta, mas boa parte dessas autoras é até menor de idade e não tem ciência das implicações do sexo, tal como você disse. (Aliás, hoje em dia, mesmo garotas não-virgens parecem desconhecer ou banalizar essas implicações...) Posso usar como exemplo um casal bastante frequente (arrisco-me a dizer que seja o casal que mais protagoniza fanfics no fandom de CDZ até onde eu tenha lido): Camus de Aquário e Milo de Escorpião. Basta verificar, entre as fanfics de capítulo único, a diferença no número de comentários entre as que possuem lemon e as que não possuem. Nessas fanfics temos o mesmo casal, a mesma situação de romance, mas em geral apenas as que possuem lemon conseguem atingir mais de dez comentários, com raras exceções. Não creio que a qualidade da trama seja o único fator que explique essa diferença, até porque muitas fanfics mais elaboradas têm menos reviews que outras de qualidade pior, mas que possuem lemon. Foi apenas um exemplo, claro; acredito que o mesmo ocorra com os outros casais, yaoi ou het. De qualquer forma, escritores iniciantes que deem muita importância a comentários acabam vendo esses exemplos e percebendo que a presença de hentai/lemon costuma garantir mais leitores. Assim, tentam reproduzir esse modelo na tentativa de conseguirem o mesmo. Os hentais e lemons que mais me agradaram, curiosamente, foram escritos por autoras mais velhas do que a média do site (claro, não me atrevo a conjeturar sobre a vida sexual de tais autoras, mas com certeza são mais maduras). Mesmo PWPs, sem um enredo importante, eram mais elaborados. Acho que isso reforça a importância da maturidade de quem escreve e percebe que o "sucesso" obtido pela presença de uma cena eróticaper seé vazio. Quanto ao que falou sobre vulgaridade... na verdade, usei esse termo me referindo às palavras de baixo calão. O que eu quis dizer é que a narração em si (quando não for em primeira pessoa) deveria manter uma linguagem mais educada e neutra, deixando às falas do personagem os eventuais palavrões. Não tenho muitas frescuras quanto a palavrões, mas o texto fica mais elegante quando se evita esse tipo de coisa. Um exemplo que já usei: Máscara da Morte. Ele realmente não parece o tipo de personagem que usa palavras rebuscadas para se referir a atos sexuais e partes anatômicas. No entanto, não é por ele ser o personagem que o narrador deve se "contaminar" com a rudeza do canceriano (a menos, como já disse, que seja um POV). Máscara poderia facilmente soltar um "Vou f... seu r... todinho" durante a relação (perdoe-me pelos termos), mas não ficaria bom se a narração soltasse um "E Máscara passou a estocar o r... de seu amante". Já vi fanfics assim e achei o estilo um tanto infeliz. Em outras palavras, acho mais sensato que haja uma separação entre o que diz o narrador e o que diz o personagem, de forma que a cena não fique pesada demais. Contudo, não se podem descartar exceções. Já li fanfics que utilizavam termos chulos durante a relação sexual em terceira pessoa, mas que tinham como objetivo mostrar o clima da situação. Creio já ter visto isso em alguma fanfic dramática abordando prostituição, durante momentos em que o personagem se sentia humilhado pelas situações a que era submetido. No caso, a narração vulgar tinha como objetivo impressionar o leitor e reforçar a sensação do personagem, então considero válido. Mas é uma rara exceção que poucas vezes vi utilizada com a sensibilidade adequada. 4/17/2011 #6 |
| Forum Moderators:
|
Rules:
|
| Membership Length: |